Por que são "um homem e uma mulher" no programa Largados e Pelados?
Até a sétima temporada, esta frase abria o programa, porém atualmente não é mais falada por ser considerada preconceituosa e sem propósito. A produção no começo queria realmente fazer uma "guerra de sexos", mas rapidamente viu que isso não funcionava, as mulheres sempre ganhavam a batalha, e os homens saíam. Na realidade nos últimos anos vimos muitas duplas que representam a diversidade sexual do ser humano em mil facetas: dois homens, duas mulheres, um gay e uma mulher, duas gêmeas, dois irmãos, uma lésbica e uma mulher, um gay e uma lésbica, um homem e uma transexual, um anão e uma mulher, inclusive uma participante com síndrome de Hasperger (um dos capíitulos mais legais) e uma deficiente já participaram estes anos. Portanto este conceito foi deixado bem pra trás. Largados e Pelados é um fenômeno global. O programa é tão peculiar que é impossível não dar uma espiada.
Originalmente desenvolvido pelo Discovery Channel, e vendido como formato para mais 10 países, e sendo exibido atualmente em 35, o programa segue uma dupla, em teoria, "um homem e uma mulher", sem água, sem comida, e sem roupas, desafiados a sobreviver em um ambiente hostil. Sem recursos, são deixados na selva por 21 dias, com a opção de desistir a qualquer momento.
Eles recebem uma bolsa com um diário, um microfone, uma câmera noturna e um item escolhido por eles. Além disso, precisam criar laços e conviver, mesmo sendo estranhos. Uma equipe de filmagem os acompanha, sem intervir, exceto em situações extremas.
Com um mapa indicando o ponto de resgate, precisam caçar, encontrar água, abrigo e evitar animais. Os locais variam, podendo ser na neve. Nos bastidores, a produção auxilia na construção de abrigos, mas não há prêmio financeiro. O foco é superar limites e mostrar a capacidade humana de sobreviver. Conclusão da nova abertura: "DOIS SERES HUMANOS, SEM ÁGUA, SEM COMIDA E SEM ROUPAS", não importa absolutamente a sexualidade, ou guerra de sexo, o importante é a amizade que é criada entre dois estranhos. E quando isso acontece, são os capítulos que entram em nosso coração, de verdade.